Ebio da Ribeira da Muxagata


Para proteger há que conhecer, parar e olhar à nossa volta, com e sem binóculos, para cima e para baixo.
O vale da Ribeira da Muxagata é um local de elevada riqueza paisagística e representativa dos habitats característicos da área, agora incluída na Rede Ebio nacional.
O percurso foi estabelecido em parceria com a TAGIS (Centro de Conservação das Borboletas de Portugal), responsável pelas 50 Estações de Biodiversidade existentes de Norte a Sul de Portugal, e também em parceria com o CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens).
Este percurso linear de fácil acesso tem cerca de 3km e segue paralelo à Ribeira da Muxagata até à sua junção com o Rio Mondego, aproveitando parte do trilho da GR22 da Rede Aldeias Históricas (Trancoso – Linhares da Beira).
Ao longo do trajeto encontramos nove painéis com informação sobre as espécies mais emblemáticas que podemos observar. É dado particular destaque às plantas e insetos, que são a base para a conservação dos ecossistemas terrestres, aos quais se juntam répteis, mamíferos e aves.
O objetivo primordial destes percursos é dar a conhecer a biodiversidade e contribuir para a valorização e conservação do património natural.

Notas importantes: o percurso é linear, ou seja, são 3km na ida e 3km no regresso pelo mesmo trajeto; usar calçado confortável e adequado à época do ano; manter-se no trilho marcado.

Ebio da Ribeira da Muxagata