A região da Serra da Estrela e Serra da Gardunha possui um conjunto de aldeias de características únicas. São pequenos aglomerados representativos de um riquíssimo património cultural e ambiental e, acima de tudo, um importante testemunho da vida e culturas desse território.
Foi com este espírito que surgiu a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), dinamizando uma rede de aldeias com o objetivo principal de desenvolver, de forma criativa e inovadora, um novo produto turístico, que assente nas potencialidades da cultura e tradições, e não menos importante nas sinergias do território.
Fazem parte integrante do projeto, 41 aldeias distribuídas pelos concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia.
As aldeias de Algodres e Figueiró da Granja integram a Rede.
Passear pelas suas ruas é fazermos uma viagem no tempo. O casario em granito, as casas de balcão, as ruas pitorescas em que a Rua Direita ainda marca lugar, janelas próximas que convidam a uma conversa entre vizinhas, flores nas varandas, o silêncio entrecortado com os sons dos trabalhos do campo – viva uma experiência serrana autêntica.
Em cada canto, uma estória!
 
Algodres | Figueiró da Granja